domingo, 22 de maio de 2016

Consumo Elétrico Rio de Janeiro x Nova York

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Estudo revela que Rio de Janeiro consome mais em iluminação pública do que Nova York.


Segundo a Agência Ambiente Energia, embora tenha quase 2.000.000 de habitantes a menos do que Nova York, o estado do Rio de Janeiro, consome 60% mais em iluminação pública do que a metrópole norte-americana.

Um estudo recente (Maio de 2016) divulgado pelo Banco Mundial apontou que se as lâmpadas da iluminação pública desta cidade fossem substituídas por iluminação LED (diodos emissores de luz, de baixo consumo), poderiam ser economizados R$255.000.000,00 por ano e 110.000 toneladas de emissões de CO².

Para medir os impactos do consumo de energia nessa crescente população urbana, o Banco Mundial criou uma ferramenta online para que as cidades e suas autoridades possam fazer uma avaliação rápida de seu gasto em energia por setores como: edifícios municipais, transporte público e privado, iluminação pública, gestão de resíduos sólidos, água e eletricidade.

Na América Latina a ferramenta já foi usada em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, Bogotá (Colômbia) e mais de 30 municípios do México.

Comentário Pessoal:
Todos os consumidores de energia elétrica pagam uma taxa na conta de luz, denominada ¨Contribuição de iluminação pública¨.

Estes valores multiplicados por milhões de unidades consumidoras residenciais e comerciais geram uma renda fixa mensal para as concessionárias fornecedoras de eletricidade.

Alguém acha que elas estão preocupadas em mudar a iluminação pública para LEDs e diminuir ou acabar com esta enorme renda ?


Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha